Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Rio das Ostras promove palestra Meio Ambiente x Cigarro

Palestra acontece na quarta-feira, dia 29 de agosto, e visa conscientização de fumantes

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras realizará uma palestra sobre Meio Ambiente x Cigarro, em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. A palestra acontece nesta quarta-feira, dia 29 de agosto, às 18h, no Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rio das Ostras, que fica na Rua Flamengo, s/nº, no Centro.

 

Segundo o coordenador de Educação Ambiental, Leandro de Lima, que vai ministrar a palestra junto a Monique Bezerra, servidora que atua no Cedro (Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras), a ideia é de educar, orientar e mostrar aos fumantes os malefícios que o cigarro pode causar ao meio ambiente. De acordo com Leandro, um cigarro tem 2500 substâncias químicas, como chumbo, arsênio e outros metais pesados, que trazem grandes prejuízos ambientais.

 

“Não vamos tratar o tabagismo. O que queremos é alertar os fumantes em relação aos impactos que o cigarro pode provocar. Orientar sobre a responsabilidade com o descarte das guimbas que fazem uma infinita maldade com nosso meio ambiente”, destacou.

 

Durante a palestra, pessoas serão orientadas sobre impactos como a contaminação química, poluição das praias e rios, entre outros fatores que geram transtornos ambientais.

DADOS - De acordo com pesquisas, nos últimos 27 anos, o Programa Internacional de Limpeza das Zonas Costeiras, por exemplo, recolheu no Brasil mais de 52 milhões de filtros de cigarro. Uma quantidade quase oito vezes maior que a de latas de bebidas encontradas. As guimbas representam 32% de todos os detritos coletados pela iniciativa.

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email