Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Rio das Ostras celebra Semana de Luta Antimanicomial

Nova Residência Terapêutica e eventos de mobilização e conscientização marcam avanços da Saúde Mental

No próximo dia 18, o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Em Rio das Ostras, as comemorações acontecerão durante a próxima semana, com atividades dedicadas a mobilizar e conscientizar a população sobre o tema. A programação começa na segunda-feira, 14, com a inauguração de uma nova Residência Terapêutica e um evento repleto de atividades artísticas e de integração, na Praça José Pereira Câmara, no Centro. Na sexta, 18, haverá ainda roda de conversa e oficina no Centro de Reabilitação.

 

 

 

O evento na Praça acontece das 9h às 12h e vai reunir técnicos, estagiários e usuários do Programa Municipal de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde. Na programação estão previstas rodas de conversa, sarau de poesia, apresentação musical, apresentação do Rádio Caps, exposição de pinturas, desenho e artesanato produzido nas oficinas.

 

 

 

RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA – Nesta mesma data, o Município inaugura uma nova Residência Terapêutica, às 16h. A unidade fica na Rua da Jaqueira, 80, na Boca da Barra. A nova Residência oferece um espaço maior e mais confortável aos pacientes atendidos, onde podem ser realizadas atividades terapêuticas. A localização também é mais adequada.

 

 

 

As Residências Terapêuticas (RTs) foram criadas para servir de lar para pacientes da Saúde Mental, em seu território de origem. As RTs são destinadas a pessoas com transtornos mentais que estiveram durante anos internados em instituições psiquiátricas e não têm condições de retornar a suas famílias. As Residências têm papel importante no processo de desospitalização desses pacientes e reinserção social.

 

 

 

RODAS DE CONVERSA – No dia 18 de maio, haverá uma programação a partir das 13h30, no Centro de Reabilitação, com roda de conversa sobre “Saúde Mental nos Novos Tempos” e a oficina “A Arte de Escrever uma Nova História”. O Centro de Reabilitação fica na Rua Henrique Sarzedas, 1001, Parque Zabulão.

 

 

 

CAPS – O 18 de maio marca outro evento importante, especialmente, para o Município: o aniversário do Centro de Atenção Psicossocial - Caps, que completa 11 anos de funcionamento. O Caps é um local de referência e de tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais. Oferece atendimento e acompanhamento aos pacientes, contribuindo para sua reinserção social.

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email