Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Dia de Combate à Hipertensão mobilizou a população em Rio das Ostras

Mais de 200 pessoas aferiram pressão arterial, receberam orientação nutricional e participaram de atividades

Uma população mais atenta à saúde! Esse foi o resultado da mobilização pelo Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial promovido pela Secretaria de Saúde de Rio das Ostras. Centenas de pessoas participaram das atividades, que incluíram aferição de pressão, orientação nutricional e atividades físicas.  

 

 “Estima-se que 25% da população seja hipertensa e muitos não sabem. A campanha teve o objetivo de lembrar à população o quanto é importante avaliar sua pressão e adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, ingerindo alimentos menos processados e mantendo uma rotina de atividades físicas”, explica a diretora do Departamento de Programas de Saúde, Andréa Viana.

 

Os integrantes dos grupos dos programas municipais de saúde de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) e de Idosos, além dos grupos de pacientes obesos, participaram das atividades.

 

Mais de 200 pessoas puderam aferir a pressão arterial e , quando necessário, foram encaminhadas ao tratamento. Maria das Neves de Lima participa do Programa Hiperdia e recebe consultas de saúde e os medicamentos pela Rede Municipal.

 

“Além das consultas, eu gosto muito do grupo. A gente pode conversar, fazer atividade física, oficinas e aprender muitas coisas. É importante manter a saúde boa”, afirma Maria das Neves.

 

ALIMENTAÇÃO - A boa alimentação foi destaque. Especialistas em nutrição da Rede Municipal e da UFRJ-Macaé orientaram o público na palestra “O sal que ninguém vê”. Também houve exposição de produtos orgânicos da feira agroecológica.

O público também pôde conferir exposição de produtos artesanais produzidos pelos artesãos locais e integrantes dos grupos do Hiperdia e do Programa do Idoso.

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email