Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Saúde em Rio das Ostras registra avanços importantes

Em 2017, Município conseguiu reformar unidades, adquirir equipamentos, implantar a coleta de sangue nos postos e regularizar exames

Rio das Ostras fecha 2017 com um balanço positivo da Rede Municipal de Saúde. Os desafios foram grandes diante do panorama financeiro do Município e do País. Ainda assim, a Administração Municipal conseguiu fazer reformas no Hospital Municipal e Pronto-Socorro, adquiriu novos equipamentos, criou a Casa da Vacinação, implantou a coleta de sangue para exames nos postos de saúde, além de outras conquistas.

 

 Os números são expressivos. No ano passado, foram mais de 200 mil atendimentos no Hospital Municipal, incluindo 1680 partos. Nos postos e centros de saúde as equipes realizaram mais de 450 mil atendimentos, um importante trabalho da Saúde Básica.

 

 No Pronto-Socorro Municipal foram mais de 150 mil atendimentos de emergência, salvando a vida de milhares de pessoas.

 

 “Este primeiro ano da nossa atual gestão foi um período de desafios e aprendizado. Conseguimos enfrentar a crise trabalhando com responsabilidade e tomando medidas nem sempre populares. Com empenho e união de todos continuaremos melhorando os serviços de saúde para nossa população. O balanço é positivo, mas é só o começo. Ainda temos muito trabalho pela frente”, disse o prefeito Carlos Augusto.

 

A secretária de Saúde Rosimeri Azevedo destacou o esforço conjunto dos profissionais e o apoio da Administração Municipal. “Trabalhamos muito e é uma satisfação poder oferecer à população uma Rede Municipal de Saúde em condições melhores do que as que encontramos. O momento é difícil, mas tivemos apoio tanto da Gestão Municipal quanto de nossos servidores para conquistar esses avanços”, completou Rosimeri, destacando que 2018 também não será um ano fácil, mas que a esperança e a responsabilidade vão trazer mais avanços para o Município. 

 

MELHORIAS - No Hospital Municipal foram reformados o refeitório, cozinha, enfermaria, além do consultório pediátrico. A Secretaria de Saúde também regularizou o sistema de oxigênio da unidade. No Pronto-Socorro foram reformadas as áreas de Trauma e enfermarias. É importante ressaltar que a unidade de emergência não recebia melhorias desde 2006.

 

Enfrentando as dificuldades, o Município conseguiu adquirir modernos equipamentos de Raio X para dar mais agilidade e precisão aos exames. Os novos aparelhos foram instalados no Hospital e no Pronto-Socorro. O mamógrafo também foi recuperado.

 

O Município ainda retomou a realização de exames de alta complexidade, que estavam suspensos em 2016 e regularizou o serviço de exames laboratoriais. Em relação a exames, o Município facilitou o acesso dos moradores a esse serviço e agilizou o atendimento, implantando a coleta de sangue nos postos.

Durante o ano passado, a gestão municipal também investiu na qualificação dos profissionais de saúde. Outro avanço importante foi a criação da Casa da Vacinação, anexa ao posto de saúde Dona Edimeia, no Nova Esperança. O novo espaço, mais amplo, conta com sala exclusiva para aplicação de vacinas em bebês e crianças e outra reservada a jovens e adultos. A unidade é referência para vacina antirrábica, BCG e HPV no Município.

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email