Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Rio das Ostras promove seminário sobre Saúde do Adolescente nesta quinta, dia 9

Evento é voltado para profissionais de saúde e pessoas com interesse na área

Rio das Ostras vem investindo na qualificação dos profissionais da Atenção Básica de Saúde, com objetivo de melhorar e ampliar o atendimento.

Esse também é o caso da Saúde do Adolescente. Um seminário nesta quinta, dia 9, vai discutir os critérios e a organização dos serviços das unidades, de forma que estejam bem preparadas para acolher e atender aos adolescentes de forma integral. O seminário também marca os 12 anos do Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Adolescente de Rio das Ostras – Nasa.

O evento é voltado para técnicos da saúde e profissionais interessados. O seminário acontece a partir de 13h, no auditório da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, na Rua Bangu, 1615, Parque Zabulão.

“Nosso objetivo é capacitar as unidades básicas para que seja possível descentralizar as ações e facilitar o acesso dos adolescentes aos serviços de saúde. O adolescente tem direito a ser atendido em qualquer unidade mesmo sem a presença de um responsável. Estamos instrumentalizando nossos profissionais com os parâmetros de acompanhamento de saúde de acordo com a Política Nacional de Saúde Integral do Adolescente”, explica Andréa Viana.

PROGRAMAÇÃO - A programação começa às 13h, com abertura oficial e em seguida haverá a palestra da Diretora do Departamento de Programas de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Andréa Viana.  A diretora vai apresentar o perfil de saúde dos adolescentes do Município.

 

Às 14h, tem início uma mesa-redonda com participação de especialistas da Rede Municipal e professores universitários, além de uma jovem atendida pelo Nasa. Para debate, serão apresentados os temas:

·         “Serviços de Saúde e Adolescentes: Por uma relação amigável, afetiva e duradoura” – Professora Hayda Alves, Uff de Rio das Ostras

·         “O Atendimento da Equipe de Saúde em Situação de Violência – Claudia Maria Silva Pereira, Assistente Social do Nasa

·         “Estratégias de Educação Nutricional com Adolescentes” – Márcia Regina Viana, professora da UFRJ-Macaé

·         “A experiência do Agente Comunitário de Saúde com o Adolescente” – Alessandro Custódio, Agente Comunitário de Saúde

·         “Adolescendo com o Nasa: o ponto de vista de uma adolescente” – Diefine da Silva, jovem atendida pelo Nasa. 

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email