Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Centro de Reabilitação realiza trabalho de conscientização sobre câncer de mama

Evento que marcou Campanha Outubro Rosa foi realizado nesta terça-feira, dia 17

O Centro de Reabilitação Laércio Lúcio de Carvalho, em Rio das Ostras, realizou nesta terça-feira, dia 17, uma manhã de conscientização sobre prevenção do câncer de mama.

Durante todo o mês, várias unidades de saúde do Município estão promovendo atividades pela Campanha Outubro Rosa.

Durante o evento que teve como tema “Sem Limites para Reabilitar”, os participantes puderam fazer uma oficina laboral e também tiveram a oportunidade de ouvir um depoimento da fisioterapeuta Samara Cristina, que contou sobre o período em que enfrentou um câncer de mama.

O diretor da unidade Sandro Pereira Ribeiro ressaltou que a equipe do Centro de Reabilitação está sempre pronta a ajudar a quem precisa. “Não podíamos deixar de falar desse tema, que é tão importante, principalmente, para as mulheres. Todas têm que se cuidar e tratar e estamos aqui para dar esse apoio também”, frisou.

Ainda na programação, foram realizadas as palestras “Aspectos da Detecção do Câncer de Mama”, com a especialista em Mastologia e médica de Rio das Ostras, Adriana Totta, e sobre “Aspectos Psicológicos”, com a psicóloga do Centro de Reabilitação Danielle Marinho.

“É importante prestar esclarecimentos a população, pois o câncer de mama tem um poder genético muito grande, sendo mais incidente entre as mulheres. Temos que ter um olhar atento às causas que podemos combater, como o sedentarismo e a obesidade, por exemplo. É uma doença para ser enfrentada de frente, sem temor, e quando diagnosticada precocemente, tem cura”, destacou Adriana Totta.

 

Ao final do evento também houve distribuição de rosas e soltura de balões rosas, com pergaminhos com mensagens sobre o tema.

 

MELHORIA DE UNIDADES – A secretária de Saúde de Rio das Ostras, Rosimeri Azevedo, esteve presente ao evento e falou da luta da Administração na busca de recursos que venham garantir melhor assistência na Rede de Saúde do Município.

 

“Temos desafios a enfrentar todos os dias e continuamos nesta busca para que possamos oferecer melhores condições de trabalho aos nossos profissionais e qualidade de vida para as pessoas. Já temos uma emenda tramitando para compra de equipamentos para o Centro de Reabilitação e vamos atender outras unidades”, declarou a secretária, que parabenizou a todos pela realização do evento que marca o Outubro Rosa.

 

 

PRESENÇAS – O evento ainda contou com as presenças do vice-prefeito Zezinho Salvador; da subsecretária de Atenção Especializada, Josenir Freitas; da subsecretária de Atenção Básica Jane Teixeira; da coordenadora de Atenção Básica, Therezinha Loureiro; da coordenadora de Saúde Mental, Sandra Campelo; da diretora do Departamento de Programa de Saúde, Andréa Viana; do presidente do Fundo Municipal de Saúde, Evandro Minguta; e da chefe de Gabinete Fabiana dos Santos de Souza. 

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email