Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Campanha sobre impactos do cigarro no ambiente continua em Rio das Ostras

Palestras, debates e mobilizações acontecem até o próximo dia 26 de agosto em escolas e igrejas do Município

A Prefeitura de Rio das Ostras continua realizando uma série de palestras para alertar a população sobre os impactos do cigarro no ambiente.

A programação é coordenada pelo Centro de Educação Ambiental (Cedro) e acontece em escolas da rede municipal de ensino, além de reuniões e mobilizações junto a igrejas da Cidade.

Nesta terça-feira, dia 15, uma palestra com o tema “Meio Ambiente X Cigarro”, destacando os impactos ambientais que o cigarro causa, aconteceu no auditório Rovane Dantas, no Parque dos Pássaros. A programação segue até o próximo dia 26, quando está prevista uma caminhada na orla do Centro, com a distribuição de folhetos para a população.

Segundo Uellen Bilro, coordenadora do Cedro, todo tipo de resíduo tem relevância. “Além dos males para saúde, o cigarro também causa problemas ao ambiente, como as bitucas que, uma vez descartadas incorretamente, podem contribuir com enchentes, entupimento de bueiros e queimadas”, comenta.

DANOS AO AMBIENTE - Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número estimado de fumantes no mundo é de 1,6 bilhão. Cada fumante joga fora 7,7 bitucas (guimbas) de cigarro por dia. Ou seja, são descartadas diariamente cerca de 12,3 bilhões. Com base nestes números, a campanha da Prefeitura de Rio das Ostras busca sensibilizar a população sobre o cigarro e os danos que causa ao ambiente.

Os danos do tabaco ao ecossistema são incalculáveis, com prejuízos causados ao solo, com a contaminação de alimentos, da fauna e dos rios. Outro impacto ambiental tem como agente os inúmeros casos de incêndios causados pelo cigarro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS:

17 de agosto - Palestra de Conscientização e convite para engajamento da ação (Grupo de todas as Pastorais da Igreja Católica)

19 de agosto - Palestra de Conscientização e convite para engajamento da ação junto ao Grupo de Escoteiros Leripe

22 de agosto - Palestra de Conscientização e convite para engajamento da ação - ONG Maré

26 de agosto - Culminância da Campanha, com ação na praia. Caminhada de bicicleta para conscientização e distribuição de folhetos - concentração no Iate Clube 9 horas e caminhada até Praia da Tartaruga.

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email