Política para a Juventude é tema de debate nas escolas municipais

Rio das Ostras deu inicio nesta semana às plenárias do Orçamento Participativo Jovem (OP Jovem) nas Escolas Municipais com a finalidade de discutir políticas públicas para a juventude. Os encontros contam com a participação de representantes de turma e alunos interessados em debater temas como valorização do patrimônio público, acessibilidade, participação popular e uso de drogas. Nesta semana, as reuniões foram realizadas nas Escolas Municipais Cidade Praiana, Maria Teixeira de Paula e Maria da Penha de Oliveira.

A estudante Adriana Soares, de 16 anos, da Escola Municipal Cidade Praiana, aprovou a iniciativa. Para ela, o debate pode fazer a diferença na vida das pessoas de seu convívio. “O que discuti e aprendi aqui vou passar para os meus amigos. Achei legal e quero levar uma amiga para participar das reuniões do OP Jovem”, disse.

Além de debater temas ligados à cidadania, os alunos também têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a administração do orçamento publico de uma cidade no “Jogo do Orçamento”.

A metodologia do OP Jovem é voltada para a preparação dos estudantes das redes municipal, estadual e privada com alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. As dinâmicas serão realizadas em 23 escolas, tendo os representantes de turma como foco.

Para o coordenador do Programa de Orçamento Participativo de Rio das Ostras, Heraldo Modesto, a participação popular é fundamental para o desenvolvimento do Município em todas as áreas.

“É fundamental a opinião dos principais interessados na elaboração de políticas para a juventude. Estamos aqui mais para ouvir do que para falar. Descobrir quais são os problemas, os anseios e como podemos ajudar”, explicou.

Além do debate, os alunos apresentam reivindicações de melhorias nas unidades de ensino públicas, que serão encaminhadas ao Conselho do Orçamento Participativo Jovem. O Conselho, formado por 27 alunos, é responsável por analisar, debater e encaminhar ofícios às devidas secretarias. 

 

 

FONTE: 

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.