Fórum apresenta sete principais prioridades do Orçamento Participativo de Rio das Ostras

Evento foi realizado na última semana na Câmara Municipal 

Rio das Ostras apresentou no Fórum de Prioridades, que aconteceu na última quinta-feira, dia 24, as sete principais demandas apontadas pela população em reuniões setoriais do Orçamento Participativo.

O evento foi realizado na Câmara Municipal e o resultado do trabalho foi conduzido pela Comissão Executiva do Conselho de Orçamento Participativo.

As principais necessidades apresentadas pelos moradores foram: Segurança Pública; Saneamento Básico (Esgoto); drenagem de águas pluviais e calçamento de ruas; Saúde; Ampliação e manutenção da rede de água potável; transporte público e Esporte. Esse é o quadro geral de demandas que ajudará a definir as prioridades de investimentos no Município para o ano de 2018.

Durante o Fórum, a vice-presidente do Conselho, Marisa Dias, relembrou como foi o andamento das reuniões setoriais em Rio das Ostras, que tiveram início em abril, e destacou a importância de ouvir e traduzir os anseios da população e como isso será disposto nas peças orçamentárias da administração municipal.

Ela explicou que como principais peças orçamentárias, o Município tem o Plano Plurianual (PPA), documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública, com vigência de quatro anos, e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que tem com objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano.

 

“Podemos dizer que, enquanto o PPA é um documento de estratégia, a LDO delimita o que é e o que não é possível realizar no ano seguinte. O Conselho de Orçamento Participativo é um elo entre população e poder público. Mas não basta só apontar as necessidades. É preciso vontade política e transparência para buscar o melhor para a sociedade”, ressaltou Marisa.

 

O vice-prefeito Zezinho Salvador esteve presente ao evento parabenizando a todos pela seriedade com que o trabalho foi conduzido e, que hoje torna o Orçamento Participativo referência para outros municípios.

 

Para ele, a participação popular é muito importante para definir os rumos da cidade. “Ninguém deve se ausentar desse movimento. Temos aqui muitos moradores da Enseada, uma localidade que sempre enfrentou problemas, e agora está forte nas manifestações. Outras associações tem que fazer o mesmo, estão certos em cobrar”, disse Zezinho, que se colocou à disposição para atender moradores.

 

O material apresentado foi entregue em mãos aos representantes do Poder Executivo e Legislativo, subsecretário de Obras, Ricardo Carvalho e Carlos Afonso, presidente da Câmara Municipal.

 

OUTROS DADOS – O Conselho Municipal de Orçamento Participativo também apresentou mais quatro demandas pontuais de alguns setores da cidade. Foram as seguintes:

 

– Coleta de entulho e limpeza de galhadas e ruas;

– Educação – construção de creches, escolas de ensino fundamental e cursos de qualificação profissional;

– Feirinha da Rua Amazonas – manutenção da estrutura e fomento do espaço público;

– Acesso a entrada e saída da localidade Mar do Norte.

 

A localidade com maior índice de participação em reunião do OP foi Enseada das Gaivotas, com 23%.

 

FONTE: ASCOM – PMRO.   

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.