Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Mostra de arte encerra ações pelo Dia de Luta da Pessoa com Deficiência em Rio das Ostras

Exposição reuniu fotografias e outros trabalhos realizados por alunos da Educação Inclusiva
Trabalhos produzidos por alunos da Educação Inclusiva foram reunidos na mostra “Incluarte – Mãos que fazem Arte”, que integrou a programação pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência em Rio das Ostras.  O evento ocupou o hall de entrada e o pátio interno da Secretaria de Educação na última sexta-feira, 21, e contou com a presença de estudantes, pais e responsáveis, além de professores.

 

Com curadoria das educadoras Zuleika Zanuzzio Monção e Deborah Floresta, a mostra reúne trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas salas de recursos multifuncionais sob a supervisão dos professores. O evento revelou talentos entre os alunos da Educação Inclusiva em diferentes áreas, como a fotografia, pintura e artesanato. A exposição foi seguida pelo cine debate do filme “Nise: o coração da loucura”, que conta a história da pioneira no Brasil no uso da arte como terapia para pacientes psiquiátricos.

 

A ideia do Incluarte surgiu depois que a professora Zuleika, ao levar a câmera fotográfica para registrar as atividades da sala de recursos, percebeu o interesse despertado pelo objeto em um aluno com dificuldade de comunicação. Foi assim que a fotografia passou a fazer parte da rotina desses estudantes, que fizeram uma saída de campo na qual foram registradas imagens da praia. Realizar uma mostra dessas fotos era a ideia inicial da educadora, que foi ampliada para abrigar trabalhos desenvolvidos em diferentes unidades de ensino.

 

Atividades realizadas nas unidades de ensino desde segunda-feira, 17, lembraram o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. No Colégio Municipal Professora América Abdalla foi realizada uma programação mais ampla, envolvendo professores que atuam na Educação Inclusiva, estudantes, pais e responsáveis de diferentes escolas. No dia 17 aconteceu uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, no dia 18, oficinas vivenciais reuniram uma mostra das atividades voltadas para alunos com deficiência promovidas nas salas de recursos.

 

A Rede Municipal de Rio das Ostras atende a 650 alunos da Educação Inclusiva, que contam com o apoio de 40 professores especialistas e 389 auxiliares educacionais. Em todas as unidades são desenvolvidas atividades de Atendimento Educacional Especializado para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades matriculados em turmas regulares.

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

 

Imprimir Email