Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Ações educativas marcam Dia Mundial do Meio Ambiente em Rio das Ostras

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira, 5, foi marcado por muitas atividades em Rio das Ostras.

A Cidade, que conta com importantes unidades de conservação e promove oficinas gratuitas de educação ambiental, recebeu ações para marcar a data na sede da Prefeitura e no Parque dos Pássaros, voltadas para servidores municipais e estudantes, respectivamente.

 

Promovidas pelo Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras (Cedro), as atividades na sede da Prefeitura incluíram uma oficina de sabão ecológico e um lanche sustentável, com aproveitamento integral de alimentos. Quem experimentou, aprovou, como a servidora municipal Laudiceia Gusmão de Miranda. “As receitas são muito saborosas, saudáveis e econômicas. Vou fazer em casa para a minha neta”, afirmou.

 

O lanche sustentável incluiu a fanta laranja caseira, geleia de miolo e casca de abóbora e patê de cenoura. “Muitas mulheres não sabem que o miolo da abóbora é um repositor hormonal natural, rico em potássio e iodo. Sem falar que as cascas e talos, em geral, são as partes mais saudáveis dos alimentos”, explicou Leandro de Lima, coordenador do Cedro.

 

 

PARQUE DOS PÁSSAROS – As ações do Dia Mundial do Meio Ambiente no Parque dos Pássaros incluíram apresentação teatral e atividades educativas realizadas por integrantes do “Territórios do Petróleo”. O objetivo desse projeto de mitigação ambiental da Petrobras é informar sobre royalties e alertar para importância do controle social das rendas e impactos do petróleo e gás na Bacia de Campos.

 

Alunos do Colégio Moderno e Centro Educacional Serra e Mar participaram das atividades no Parque dos Pássaros como conclusão de uma série de atividades de educação ambiental que promoveram. “O lixo que a gente joga fora pode virar uma outra coisa. Na nossa escola fizermos um porta-celular com uma caixinha vazia de leite”, contou Alice Fonseca, de 6 anos. Estudantes do Colégio Mosaico também comparecem ao Parque para fazer plantio de mudas nativas.

 

Para encerrar as comemorações foi inaugurada a exposição coletiva “O Meio Ambiente em Sete Olhares”, reunindo imagens registradas pelos fotógrafos Alexandre Araujo, Amanda Brandão, Bruno Gripp, Carlos Jofre, Eduardo Araújo, Natalia Bastos e Rúbia Villete. A Galeria Lea Pimentel também está abrigando a mostra “Relíquias do Rio São João”, com pedaços de peças de valor histórico, como artefatos indígenas, cerâmicas e porcelanas, coletados pelo servidor municipal e mergulhador Renato Morgado ao longo de 8 anos.

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

 

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios