Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Rio das Ostras trabalha no fomento da produção orgânica

Número de produtores orgânicos cresce na região

Passo a passo a produção agrícola orgânica vai crescendo em Rio das Ostras. Para os produtores da região a garantia de fortalecimento da produtividade é o certificado de conformidade orgânica, importante também para a comercialização dos alimentos. No Município, a procura nesse segmento aumenta gradativamente.

 

Recentemente, Kátia Hunnicutt, foi a primeira produtora orgânica urbana de Rio das Ostras a receber a certificação participativa da Associação de Agricultores Biológicas do Estado do Rio de Janeiro – Abio. Para ela, que mora na localidade da Enseada das Gaivotas e produz mais de 25 espécies de alimentos, entre olerícolas, aromáticas e medicinais, o certificado de conformidade orgânica é uma grande conquista.

 

“Sou produtora há muitos anos e me sinto vitoriosa, pois o certificado é a garantia e reconhecimento desse trabalho. É um grande incentivo e mostra que a produção orgânica vai além das áreas rurais. Mesmo estando na cidade é possível produzir alimentos para sustentabilidade e ainda sobra um excedente para comercializar em feiras e outros eventos”, destacou Kátia, que sempre participa das feirinhas agrícolas na Enseada e em Itapebussus.

 

De acordo com o diretor do Departamento de Agropecuária de Rio das Ostras – Deagro, Ciro Marques, atualmente, o Município conta com cinco produtores orgânicos certificados, através do Sistema Participativo de Garantia – SPG Serramar, que contempla os municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Macaé e Silva Jardim.

 

“A procura pela produção orgânica está crescendo constantemente. Cantagalo já é um subgrupo do SPG Serramar e, futuramente, queremos nos manter como um grupo independente. Nosso objetivo é fortalecer a comercialização desses produtos e tornar mais acessível uma alimentação com garantia e mais saudável para a população, livre de agrotóxicos e adubos químicos”, ressaltou Ciro.

 

APOIO E PROJETOS – Ainda segundo o coordenador do Deagro, o Município pretende fomentar uma Feira Orgânica já para o mês de novembro. Um movimento autônomo apoiado pela Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. A ideia é realizar uma feira semanal, somente com produtores orgânicos certificados de todo o grupo do SPG Serramar, ou seja, dos quatro municípios de abrangência.

 

Como incentivo, o Deagro atua como facilitador no processo da certificação, além de oferecer aos produtores apoio técnico, adubação, capacitação e incentivo também à produção agroecológica.

 

SPG – O sistema é a garantia de qualidade orgânica atribuída por um grupo formado por agricultores, técnicos, consumidores e organizações sociais. Os alimentos orgânicos, desde a sua produção até a comercialização, atendem a uma legislação específica, a Lei Federal 10.831/2003, estabelecendo o que é considerado um sistema orgânico de produção agropecuária.  

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email