Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Município lança Programa Rio das Ostras Mais Verde

Meta é alcançar em até dois anos o plantio de cinco mil mudas de árvores

Trabalhar continuamente o valor da preservação do meio ambiente. Com essa proposta, o município fez nesta terça-feira, dia 4, o lançamento do Programa Rio das Ostras Mais Verde. Este é um projeto realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, por meio do Centro de Educação Ambiental – Cedro.

 

A primeira ação aconteceu com o plantio de 30 mudas de árvores nativas no entorno de uma rotatória, no Âncora, próximo a Escola Municipal Simar Machado Sodré. Inclusive, neste local encontra-se uma nascente que está sendo recuperada pela Prefeitura. A ação desta terça-feira contou com alunos da Escola Simar Machado e também da Escola Municipal Ondina Pinto Marcondes.

 

Segundo o coordenador da Educação Ambiental em Rio das Ostras, Leandro de Lima, o objetivo do programar é atingir em até dois anos o plantio de cinco mil mudas. Entre as espécies de árvores nativas a serem plantadas estão o pau-brasil, ipês, aroeiras e outras.

 

“Nesta ação de lançamento do projeto, a intenção é mostrar as crianças a importância de conservar e proteger a nascente, não só pela qualidade da água e sua história, mas também todo o meio ambiente. As árvores aqui vão fazer a filtragem e clareamento da água”, destacou o coordenador, lembrando que antigos moradores de Rio das Ostras usavam a nascente como fonte de água.

 

CONSCIENTIZAÇÃO – Para Luciane da Cruz Santos, diretora da Escola Ondina Pinto Marcondes, esse tipo de ação é fundamental para as crianças, pois elas vibram com a atividade e associam ao que ouvem na escola sobre questões relacionadas ao nosso ecossistema.

 

“Essa parceria com o Cedro foi muito importante. Este ano, desenvolvemos um projeto chamado Vida Verde, onde os alunos faziam o reconhecimento de que preservando o meio onde vivem, eles estão preservando também a própria vida. Quando eles participam, existe um olhar diferente, pois foram eles que ajudaram a plantar essas árvores”, pontuou.

 

Durante a ação, os alunos aprenderam sobre adubação, diferença de solos, matérias orgânicas e outros. Rafael Augusto de Oliveira, de 6 anos, ,do 2º período da Educação Infantil, disse que gostou bastante de participar. “Quero que as árvores vivam, porque são importantes pra gente respirar e para crescerem bonitas precisam de sementes, água, da luz do sol e solo limpo”, comentou o aluno, acrescentado que gosta muito de ipês.

PRÓXIMAS AÇÕES – Ainda de acordo com o coordenador Leandro de Lima, as próximas ações do Programa Rio das Ostras Mais Verde serão nos dias 20 de setembro, em Rocha Leão; 21 em Cantagalo; 22 em Mar do Norte; e no dia 28 em áreas de mangue, para fechar o mês de setembro. Em cada uma dessas localidades haverá plantio de 100 mudas de árvores.

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email