Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Sinpro Macaé e Região realiza atividades da Semana do Meio Ambiente a partir do dia 7 de junho

Ações que acontecerão em Rio das Ostras e Macaé prosseguem até o dia 9 de junho

Do dia 7 a 9 de junho, o Sinpro Macaé e Região realiza diversas atividades para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Intervenção cultural, oficinas e roda de conversa fazem parte da programação que acontecerá em Rio das Ostras e Macaé. O objetivo é chamar a atenção não só para a preservação da natureza, mas também dos resíduos que são produzidos nos lares e até para a alimentação consumida. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Para o presidente do Sindicato, Cesar Gomes, a Semana do Meio Ambiente é uma das atividades pedagógicas que colaboram para a formação e conscientização tanto dos professores quanto da comunidade. “Nos preocupamos em estimular este conhecimento. Escolhemos palestrantes com conhecimento notório nesta área e que desenvolvem projetos de preservação em nossa região. Com certeza, poderão contribuir para sairmos mais inteirados de nosso papel na manutenção do meio em que vivemos”.

Na roda de conversa, o professor Dr. Rafael Nogueira, vai abordar, entre outros assuntos, os projetos de extensão realizados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na região para mapear a biodiversidade. “Um exemplo é o projeto Costões Rochosos, que identifica a vida nos costões das cidades de Rio das Ostras, Macaé e Búzios. Temos poucos estudos que identificam a biodiversidade nestes locais, o que dificulta dimensionar algum tipo de impacto ambiental, caso ocorra”, apontou.

 

 

Será abordado ainda pelo professor a relação da comunidade com as ações de conservação da natureza. “É o caso, atualmente, da recuperação da espécie ararinha azul, presente na caatinga e que já é considera extinta. Somente temos em cativeiro. Observamos um grande esforço do governo, ICMBio e outros países para a reprodução da ave. Entretanto, de nada adianta se não houver um apoio efetivo da comunidade”, ressaltou. 

 

As inscrições devem ser feitas pelos telefones (22) 2772-3154 ou (22) 99777-3848 (whatsapp) ou pelo e-mail contato.sinpromacaeregiEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

DIA 7 – 10 às 16 horas

Intervenção cultural: doação e troca de livros

Local: Praça Veríssimo de Melo, Centro, em Macaé.

 

DIA 8 – 9 às 13 horas

Oficina: alimentação saudável e sustentável. Você sabe o que come? / Exposição de alimentos sustentáveis.

Local: Praça José Pereira Câmara, em Rio das Ostras.

 

DIA 9

 

9 às 13 horas

Roda de conversa -  Educação ambiental: tecendo saberes e práticas sustentáveis

Local: Parque Municipal de Rio das Ostras.

 

 

10 às 12 horas

Oficina de educação ambiental (crianças)

Local: Parque Municipal de Rio das Ostras.

FONTE:

Assessoria de Comunicação Sinpro Macaé e Região

Imprimir Email