Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Produtores rurais de Rio das Ostras iniciam Curso de Operação de Tratores Agrícolas

Qualificação teve início nesta quinta-feira, dia 8, em Cantagalo

Ações que valorizam o homem do campo vêm se intensificando em Rio das Ostras. Nesta quinta-feira, dia 8, começou mais um curso de qualificação para produtores rurais no município. Desta vez, cerca de 15 pessoas estão participando do Curso de Manutenção e Operação de Tratores Agrícolas em Cantagalo. A capacitação que segue até domingo, dia 11, é oferecido pelo Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem e Sindicato Rural de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras, e parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras.

 

De acordo com o instrutor do Senar, Pedro Catete, o curso consiste em segurança do trabalho e ambiental, manutenção, regulagem de implementos e operações de máquinas usadas para agricultura, como trator, arado, grade aradora, adubadeira, roçadeira, entre outras, além de manobras com carreta.

 

“Temos uma exigência a nível nacional que para operar trator é preciso ser certificado, por isso, esse curso é tão importante. A ideia é atender a demanda do município e os produtores da região querem muito aprender e abraçar essa oportunidade de estar se qualificando em suas atividades agrícolas”, destacou.

 

Para o produtor de cultivo orgânico, Otávio Toledo Costa, que tem propriedade na divisa de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras, o curso vai ajudar muito em sua produção, pois vai aprender a utilizar as máquinas de forma correta, com segurança e estar apto para realizar seu trabalho.

 

“Se não fosse essa oportunidade, muitos produtores não teriam como fazer um curso sem os recursos necessários. Tem gente que tem terra, mas não sabe nem por onde começar e não produz. Esse conhecimento é fundamental para atuarmos com a máxima qualidade na agricultura”, ressaltou.

 

E quem disse que trator é coisa só de homem está enganado. A produtora Rayla Lima, ajuda sua avó numa chácara em Rio das Ostras, e está bastante interessada em conhecer mais. “Sempre gostei da área rural e quanto mais vejo quero aprender e resolvi fazer o curso. Futuramente, queremos um terreno maior para plantar e essa qualificação dá um impulso para poder melhorar as atividades na propriedade”, acrescentou.

 

PARCERIAS – O presidente do Sindicato Rural de Casimiro e Rio das Ostras, Alexandre Viana, esteve presente na abertura do curso e disse que o objetivo é atingir o produtor rural nas mais variadas formas de produção, lembrando que com o curso, os agricultores vão ter o ensinamento de como operacionalizar um trator e também preparar a terra.

 

“O sindicato tem como prerrogativa de atuação, promover cursos de qualificação profissional para produtores rurais e contamos com a parceria do Senar e da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, dando suporte em toda logística, com o espaço e máquinas para trabalhar durante os cursos que oferecemos”, informou.

Para o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ivan Noé Antunes, as parcerias são fundamentais para viabilizar melhorias em todos os setores. “Proporcionar tudo isso aos produtores é uma alegria. Queremos que agreguem valor a seus produtos e prosperem ainda mais em suas atividades”, finalizou. 

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email