Rio das Ostras . Net

Os 6 recursos cruciais para aprender física em 2016

Conheça 6 ferramentas essenciais para aprender física em 2016. 

Quem não sabe o quanto a física é importante em nossas vidas? A física permite que conheçamos as leis gerais da Natureza e todos os seus processos, tanto no Universo que nos cerca como no Universo em geral. Sem ela, muito do que conhecemos hoje em dia em termos de tecnologia nem sequer existiria.

Disciplina de grande importância nas provas do ENEM e em praticamente todos os demais vestibulares, a física está presente em tudo o que nos cerca. O fato é que antes estudar física era tedioso e motivo de impaciência ou desespero para muitos estudantes, já que não se trata de uma matéria muito atraente para muita gente e isso dificultava o aprendizado. Hoje em dia, entretanto, aprender física pode ser mais divertido e dinâmico do que se imagina e isso já está sendo feito no mundo inteiro, a partir de algo que surgiu dela mesma: a tecnologia. O aluno dessa era tem tudo o que precisa para aprender a disciplina em todas as suas vertentes. Isso tudo sem sair de casa e com apenas um clique. Como isso é possível? Separamos abaixo uma lista com 6 ferramentas para quem quer aprender do zero ou exercitar seus conhecimentos em física. 

1. Preply - Plataforma de ensino online

   A Preply é uma incrível plataforma online mundial que chegou no Brasil há pouco tempo e já registrou centenas de professores e alunos. Trata-se de uma plataforma de ensino, onde alunos podem procurar por professores de qualquer língua ou matéria, capacitados no modelo de ensino a distância. As aulas são realizadas via Skype e os horários são muito mais flexíveis. Se você está em busca de professor particular – física visite o site da Preply e comece suas aulas! 

2. Algodoo

É um recurso bastante interessante para aqueles que estiverem aprendendo física. Algodoo é uma espécie de ambiente de simulação em 2D, onde o estudante é livre para criar sistemas físicos interativos de forma bastante lúdica, o que ajuda a aguçar suas noções da disciplina. Essa ferramenta educativa tem como objetivo estimular a criatividade e a motivação dos alunos através da associação entre Ciência e Arte, o que a torna ideal para quem quer exercitar a física. 

3. E-Física

A Universidade de São Paulo (USP) está lançando um site exclusivo e direcionado para o público que deseja aprender física. O site é voltado tanto para leigos como para professores que queiram acessar conteúdo sobre ótica, magnetismo, mecânica quântica, física moderna e eletricidade. O site conta ainda com materiais didáticos, animações, livros, fóruns e até videoconferências. 

4. Stoodi

O Stoodi já faz muito sucesso no ensino de outras matérias e agora oferece também aulas de física. O site é perfeito para quem quer aprender através de vídeo-aulas divertidas e completas, com foco especial para aqueles que vão prestar o ENEM, um dos principais vestibulares do Brasil. Ao todo, são mais de 200 aulas online, que englobam todos os temas de física do Ensino Médio. 

5. Física Fábris

Esse é um canal voltado para o público que quer aprender física e que gosta de fazer uso do Youtube, que já se tornou uma grande ferramenta para muitas coisas, inclusive para o estudo de idiomas e matérias de todos os tipos. No caso da Física Fábris, o canal oferece uma grande variedade de vídeos que abordam todos os assuntos da física, através de vídeo-aulas dinâmicas. Ao cadastrar-se no canal, você recebe novos vídeos toda semana para ficar fera na disciplina. 

6. Oficina do Estudante 

Para completar a lista, recomendamos mais um canal do Youtube que tem feito sucesso no Brasil todo e já conta com mais de 80 mil alunos inscritos. Composto por quatro professores de Ciências Humanas Sociais, Ciências da Natureza e Ciências Humanas Linguísticas, o grupo ensina física, química, matemática literatura, geografia, entre muitas outras disciplinas do Ensino Médio. 

FONTE: 
Sophia Parente

Artigo Patrocinado

Imprimir Email